A figura ao lado ilustra um gabinete externo com parede dissipativa. O ar do ambiente externo é representado pelas setas azuis que entra pelo compartimento de bateria impulsionado por ventiladores. Essa configuração mantém as baterias na mesma temperatura do ambiente externo e, devido ao grande fluxo de ar, elimina a possibilidade de concentração de gases explosivos, evitando o risco de explosão.

     O mesmo fluxo de ar passa entre as paredes internas da carcaça do gabinete externo e as paredes externas do compartimento de equipamentos e, neste trajeto, adquire o calor gerado no bloco interior, saindo pelo topo do gabinete. Este fluxo forma um colchão de ar em movimento com duas funções fundamentais:

- evitar que o calor da carcaça externa do gabinete, ocasionado pela insolação, influencie no compartimento de equipamentos.

- retirar o calor que é gerado pelos equipamentos enclausurados  no compartimento de equipamentos, através da dissipação pelas suas paredes.

     O gabinete externo da DKL Telecom com o sistema de arrefecimento integrado (Tecnologia de Parede Dissipativa – Carta Patente concedida sob o nº PI9900732-0) é uma solução climática, de energia e proteção física, que atende perfeitamente as condições ambientais para o funcionamento adequado dos equipamentos de telecom, eletrônicos e sua infraestrutura, inclusive para instalação em ambientes agressivos, sejam eles internos ou ao ar livre (outdoor).

     A Prática 240-600-703 (TELEBRÁS/ANATEL) organiza os equipamentos em classes de trabalho onde um dos parâmetros de classificação é a temperatura de trabalho, sendo as classes “CD” (com temperatura de trabalho máxima de 45°C) e “G” (com temperatura de trabalho máxima de 65°C) as que permitem que os equipamentos com essas classificações possam trabalhar com folga em ambientes com troca de ar com o meio ambiente externo.

     Ocorre que, por várias razões, nem sempre é tecnicamente adequado utilizar gabinetes (também chamados de armários outdoor, armários externos, armários outdoor, caixa hermética,  shelter outdoor, rack outdoor ou abrigo) que permitam a troca de ar com o meio externo, principalmente em ambientes de alta umidade, maresia e/ou outros agentes contaminantes, como também sujeitos às ações de vandalismo.

     Nestes casos é necessário abrigar os equipamentos, surgindo o problema do aumento da temperatura de trabalho dentro do gabinete, o que torna obrigatória a criação de algum sistema que retire o calor do ambiente interno para o meio externo.

     As primeiras soluções utilizavam sistemas de ar condicionado porque os equipamentos eram grandes e dissipavam grandes potências (CPA, Trópico) e a tecnologia eletrônica de então (TTL bipolar) não suportava altas temperaturas. Todo o conjunto ocupava grandes contâiners, sendo necessário grandes trocas de calor, o que somente era possível com máquinas de ar condicionado.

 

 

Figura ilustrativa

     O compartimento de equipamentos é fechado e não troca ar com o meio externo (classificação IP65). Nosso gabinete possui um sistema de ventilação que cria um fluxo de ar representado pelas setas verdes, cuja função primeira é explodir as bolhas térmicas existentes nos equipamentos e em seguida transportar o calor gerado pelos equipamentos para as paredes que irão transferir o calor para fora do gabinete. Daí o nome “dissipativas”.

     Como parâmetro básico de projeto, os armários DKL possuem um diferencial de temperatura de 10°C entre o ambiente interno e o meio externo, para uma dada potência dissipada internamente.

 

     Podemos destacar como características básicas:

- Mantém a temperatura interna dentro dos limites para o qual foi projetado mesmo sob a ação direta dos raios solares;

- Possui maior estabilidade térmica (sem variações bruscas de temperatura);

- Construído em alumínio (imune à corrosão);

- Não troca ar com o meio externo (classificação IP65);

- Não necessita de máquina de ar condicionado;

- Atende todas as normas e práticas nacionais;

- Não para de funcionar, mesmo na falta de energia CA (grande confiabilidade);

- Baixo consumo de energia (ecologicamente correto, baixo custo operacional);

- Vários níveis de proteção anti-vandalismo.

 

     Vantagens:

- Proteção eficaz em ambientes externos;

- Eficiente sistema de troca de calor;

- Grande modularidade e capacidade de ampliação;

 

      Benefícios:

- Total adequação às normas e práticas nacionais;

- Rápido retorno sobre o investimento;

- Alta capacidade de blindagem e proteção contra vandalismo.

DKL Telecom

Rua Hugo Zarpelon, 135

13.082-794 - Campinas, SP

Fone 19 3289-1454